Projeto Educativo

O Colégio D. Luísa segue uma filosofia essencialmente humanista, onde o aluno é o centro de tudo.

Assim, os nossos alunos participam ativamente num processo de descoberta, aprendendo a crescer. Este crescimento deve ser entendido como desenvolvimento pleno de todas as suas competências, atitudes, valores e conhecimentos.

Isto só é possível com uma relação estreita entre Família e Escola.

Quais as grandes metas que pretendemos atingir?

  • Formar, progressiva e harmoniosamente, pessoas na sua globalidade, preparando-as para o exercício de uma cidadania plena;
  • Educar com respeito pela diferença, que nos complementa;
  • Incentivar a qualidade do ser humano, promovendo a autoconfiança;
  • Fomentar o esforço, a responsabilidade, a dedicação e a curiosidade;
  • Valorizar o espírito crítico, formando para a vivência numa sociedade democrática;
  • Educar com rigor, qualidade e exigência, numa base de coerência e firmeza, dando particular ênfase às áreas de Português, Matemática e Inglês, procurando ir, sempre que possível, além das aprendizagens definidas pela tutela.

Como?

  • Escolhendo uma equipa experiente, coesa e estável;
  • Apostando numa pedagogia diferenciada, ativa e personalizada;
  • Avaliando constante e cuidadosamente as necessidades da comunidade escolar, com a preocupação de qualidade.

Que alunos desejamos formar?

  • Livres, autónomos, responsáveis, metódicos e conscientes de si e do mundo que os rodeia;
  • Capazes de pensar crítica e autonomamente, criativos, com competência de trabalho colaborativos e com capacidade de comunicação;
  • Respeitadores dos outros e responsáveis pelos seus atos, mantendo uma boa relação com colegas, professores e funcionários.

Projeto de Desenvolvimento do Currículo

Enquanto instrumento de planeamento curricular, o Projeto de Desenvolvimento do Currículo tem como finalidade adequar as orientações nacionais e as matrizes curriculares-base, definidas pela legislação em vigor, ao Projeto Educativo e à realidade específica da comunidade educativa do Colégio D. Luísa Sigea – traduzindo-se, assim, num exercício efetivo de autonomia curricular. Este documento define, pois, as opções curriculares e pedagógicas do Colégio D. Luísa Sigea, no âmbito da autonomia consagrada pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de novembro, e pela Portaria n.º 59/2014, de 7 de março.
Paralelamente, este documento orientador define um tema anual a ser trabalhado, de forma transversal, pela comunidade educativa. Assim, da Educação Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Ensino Básico, as turmas são convidadas a aprofundar, nomeadamente pela realização de trabalhos, o tema deste Projeto de Desenvolvimento do Currículo – competindo aos docentes, também no âmbito da sua própria autonomia, implementar estratégias visando este objetivo.

Estamos prontos para responder às suas questões