Colégio D. Luísa Sigea believes in a humanistic philosophy where the student is the centre of everything.
For that reason, our students are active participants in their own growing by continuously discovering the world around them. This growth should be understood as full development of all their skills, ways of acting, moral values and knowledge.
The only way to achieve this is by keeping a close relationship between Family and School.
What are our main goals?
- Formar, progressiva e harmoniosamente, pessoas na sua globalidade, preparando-as para o exercício de uma cidadania plena;
- Educar com respeito pela diferença, que nos complementa;
- Incentivar a qualidade do ser humano, promovendo a autoconfiança;
- Fomentar o esforço, a responsabilidade, a dedicação e a curiosidade;
- Valorizar o espírito crítico, formando para a vivência numa sociedade democrática;
- Educar com rigor, qualidade e exigência, numa base de coerência e firmeza, dando particular ênfase às áreas de Português, Matemática e Inglês, procurando ir, sempre que possível, além das aprendizagens definidas pela tutela.
How?
- Escolhendo uma equipa experiente, coesa e estável;
- By believing in a differentiating, active and student-centred pedagogy;
- By constantly and carefully evaluating the school necessities, always bearing in mind quality improvement.
What kind of students do we wish to help grow?
- Livres, autónomos, responsáveis, metódicos e conscientes de si e do mundo que os rodeia;
- Capazes de pensar crítica e autonomamente, criativos, com competência de trabalho colaborativos e com capacidade de comunicação;
- Respeitadores dos outros e responsáveis pelos seus atos, mantendo uma boa relação com colegas, professores e funcionários.
Curriculum Development Project
Enquanto instrumento de planeamento curricular, o Projeto de Desenvolvimento do Currículo tem como finalidade adequar as orientações nacionais e as matrizes curriculares-base, definidas pela legislação em vigor, ao Projeto Educativo e à realidade específica da comunidade educativa do Colégio D. Luísa Sigea – traduzindo-se, assim, num exercício efetivo de autonomia curricular. Este documento define, pois, as opções curriculares e pedagógicas do Colégio D. Luísa Sigea, no âmbito da autonomia consagrada pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de novembro, e pela Portaria n.º 59/2014, de 7 de março.
Paralelamente, este documento orientador define um tema anual a ser trabalhado, de forma transversal, pela comunidade educativa. Assim, da Educação Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Ensino Básico, as turmas são convidadas a aprofundar, nomeadamente pela realização de trabalhos, o tema deste Projeto de Desenvolvimento do Currículo – competindo aos docentes, também no âmbito da sua própria autonomia, implementar estratégias visando este objetivo.