Consolidados os alicerces do conhecimento, os nossos alunos entram numa nova fase em que necessitam que lhes seja despertado e estimulado o desejo de aprender. Aqui os professores ajudam os alunos a aprenderem por si próprios e a assumirem, gradualmente, a responsabilidade do seu processo educativo.
Consideramos que a construção desta etapa será uma ferramenta essencial para o futuro pessoal e académico do aluno, na medida em que lhe permitirá tornar-se um adulto responsável, independente e autónomo, ajudando-o a reconhecer e a superar os obstáculos inerentes ao seu crescimento.
Apostamos no desenvolvimento da capacidade crítica, sustentada numa aptidão de avaliar diferentes situações, fomentando a prática de uma liberdade responsável, assente no respeito pelos outros.
Como reconhecemos que é nesta fase da vida dos nossos alunos que surge uma consciência mais precisa e crítica do mundo e da sociedade que os rodeia, promovemos a educação para a justiça e para o serviço, de modo a que os estes possam assumir no futuro uma posição responsável perante a sociedade, preocupada igualmente com o serviço aos outros.
Na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 55/2018 e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a matriz curricular do Colégio integra, como Oferta Complementar, a disciplina de Projeto em Ação, cujo objetivo é levar os alunos a desenvolverem trabalhos de projeto de caráter interdisciplinar e transversal, privilegiando-se o rigor ao nível das pesquisas efetuadas, a seleção e organização da informação, o aprofundamento da metodologia de projeto, o desenvolvimento da autonomia e um trabalho cada vez mais profundo ao nível da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos.
Da mesma forma, a matriz curricular deste ciclo integra igualmente a disciplina de Expressão Dramática, na componente de Complemento à Educação Artística, demonstrando uma clara aposta do Colégio nesta área, por se considerar que a mesma contribui decisivamente para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
Ainda ao nível do 2.º ciclo, é ainda de referir que existem aulas de Apoio ao Estudo da disciplina de Inglês, com o objetivo de trabalhar o domínio da oralidade – essencial na aprendizagem de uma língua estrangeira –, cabendo ao professor da disciplina convocar os alunos para estas aulas.
As turmas do 2.º ciclo têm ainda um tempo semanal de Cidadania e Desenvolvimento, a cargo do Diretor de Turma, disciplina que visa desenvolver nos alunos competências com vista ao exercício da cidadania ativa, de participação democrática, em contextos de partilha e colaboração e de confronto de ideias sobre matérias da atualidade.