Reconhecendo a importância de uma cultura de escola onde todos encontrem oportunidades para aprender, respondendo às necessidades e às potencialidades de cada aluno, valorizando a diversidade e promovendo a equidade no acesso ao currículo, o Colégio D. Luísa Sigea assume-se como uma escola inclusiva, possuindo um Centro de Apoio à Aprendizagem, como consignado no Decreto-Lei n.º 54/2018.
Este recurso organizacional, agregador de recursos humanos e materiais, procura encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. Nos casos de alunos com maiores dificuldades no acesso ao currículo, cabe à Equipa Multidisciplinar, constituída para este efeito, identificar as barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, propondo estratégias para as ultrapassar, explorando as suas potencialidades.
Para além desta promoção da qualidade da participação de todos os alunos nos diferentes contextos de aprendizagem, com vista à sua inclusão, cabe ainda ao Centro de Apoio à Aprendizagem, nos casos em que é necessário, a elaboração de um Programa Educativo Individual, que para além das adaptações curriculares significativas integra competências e aprendizagens a desenvolver pelos alunos, tendo em vista uma futura integração no mercado de trabalho. É ainda função deste centro o apoio aos professores no que respeita ao desenvolvimento de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão de todos os alunos, nomeadamente através da formação, da adequação de materiais de trabalho e de instrumentos de avaliação.