Pré-Escolar

Nesta etapa de grande importância, damos prioridade ao desenvolvimento e à valorização das múltiplas linguagens, o que pressupõe a articulação das diferentes áreas do saber e uma real diferenciação pedagógica.

Assim, o nosso grande objetivo passa pela promoção do desenvolvimento integral e harmonioso de cada criança, nas suas dimensões pessoal, social e cognitiva, que a disporá para um promissor futuro escolar, mas, acima de tudo, para as múltiplas exigências da vida.

Através da articulação do trabalho em duas salas distintas (Infantil e Pré-Primária) que proporcionam um ambiente propício para a estimulação gradativa da criança, delineamos para os nossos alunos mais pequenos os seguintes objetivos:

  • Alcançar um autoconceito positivo, através do reconhecimento das suas capacidades e da aceitação das suas limitações;
  • Adquirir a capacidade de confiar nos colegas e nos adultos;
  • Adquirir autonomia e responsabilidade nas suas decisões e ser capaz de se autodisciplinar;
  • Passar do egocentrismo natural das idades anteriores para o altruísmo;
  • Passar da atividade individual para as atividades em grupo cada vez maiores;
  • Desenvolver a motricidade fina e aprimorar a sua capacidade de expressão: motora, plástica, musical e dramática;
  • Discriminar estímulos visuais, táteis, gustativos, olfativos e auditivos;
  • Adquirir noções de espaço e tempo, primeiro em relação ao seu próprio corpo, em seguida com referência a objetos ou outras pessoas;
  • Definir a sua lateralidade;
  • Realizar representações mentais de deslocamentos espaciais;
  • Desenvolver o domínio da oralidade;
  • Construir noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia;
  • Aguçar a curiosidade para adquirir a habilidade em procurar respostas para as perguntas;
  • Criar uma sensibilização às ciências que desperte a curiosidade e o desejo de aprender, entre tantos outros!

Agora que nos conhece melhor