Nesta etapa de grande importância, damos prioridade ao desenvolvimento e à valorização das múltiplas linguagens, o que pressupõe a articulação das diferentes áreas do saber e uma real diferenciação pedagógica.
Assim, o nosso grande objetivo passa pela promoção do desenvolvimento integral e harmonioso de cada criança, nas suas dimensões pessoal, social e cognitiva, que a disporá para um promissor futuro escolar, mas, acima de tudo, para as múltiplas exigências da vida.
Através da articulação do trabalho em duas salas distintas (Infantil e Pré-Primária) que proporcionam um ambiente propício para a estimulação gradativa da criança, delineamos para os nossos alunos mais pequenos os seguintes objetivos:
- Alcançar um autoconceito positivo, através do reconhecimento das suas capacidades e da aceitação das suas limitações;
- Adquirir a capacidade de confiar nos colegas e nos adultos;
- Adquirir autonomia e responsabilidade nas suas decisões e ser capaz de se autodisciplinar;
- Passar do egocentrismo natural das idades anteriores para o altruísmo;
- Passar da atividade individual para as atividades em grupo cada vez maiores;
- Desenvolver a motricidade fina e aprimorar a sua capacidade de expressão: motora, plástica, musical e dramática;
- Discriminar estímulos visuais, táteis, gustativos, olfativos e auditivos;
- Adquirir noções de espaço e tempo, primeiro em relação ao seu próprio corpo, em seguida com referência a objetos ou outras pessoas;
- Definir a sua lateralidade;
- Realizar representações mentais de deslocamentos espaciais;
- Desenvolver o domínio da oralidade;
- Construir noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia;
- Aguçar a curiosidade para adquirir a habilidade em procurar respostas para as perguntas;
- Criar uma sensibilização às ciências que desperte a curiosidade e o desejo de aprender, entre tantos outros!