Continuando na senda de um crescimento global e equilibrado do aluno, a prática educativa do Colégio promove o desenvolvimento integrado das áreas cognitiva, pessoal, social, artística, afetiva e cívica.
Até há bem pouco tempo a primeira fase da aprendizagem formal – e para muitos a única – o primeiro ciclo é para nós uma etapa crucial do ensino. Não podemos deixar de lhe conferir uma importância decisiva e esforçamo-nos para que as nossas crianças adquiram, neste ciclo, os conhecimentos basilares e desenvolvam as competências elementares em que assentará o seu futuro.
Com base numa pedagogia centrada no aluno, em que cada um é um ser único e diferenciado, mas também membro indispensável do grupo concreto que é a turma, assumimos o papel de mediadores de aprendizagens, respeitando e valorizando necessidades, interesses e potencialidades específicas.
Cientes da relevância desta fase e da, ainda tão frágil, estrutura emocional das crianças, preocupamo-nos com a criação de um ambiente afetivamente rico e estável nas salas de aula, favorecendo a maturação pessoal, social e cognitiva.
Sem nunca esquecer o peso dos afetos na aprendizagem, investimos na formação académica dos nossos alunos, privilegiando uma abordagem transversal e multidisciplinar das áreas basilares do Português e da Matemática, com particular enfoque na expressão escrita e no cálculo mental. O Estudo do Meio, o Inglês, as Expressões Artísticas, a Educação Física e as Tecnologias são encarados, não como complementos, mas como partes integrantes e fundamentais da formação global dos alunos.
A par da construção interdisciplinar de saberes, ao longo deste período, é nossa intenção preparar os alunos para uma transição, o mais harmoniosa possível, para o segundo ciclo, promovendo o desenvolvimento de capacidades tão essenciais como a autonomia e a responsabilidade.