
“Desafia-te a conhecer o Porto” – foi este o mote que levou a turma do 8.º ano a lançar-se à descoberta, nos passados dias 22 e 23 de setembro, da chamada “Cidade Invicta”, acompanhada pelos professores Carlos Pereira, João Alves e Luísa Bolota.
Depois de uma viagem de comboio de cerca de 3 horas entre as estações de Santa Apolónia e de Campanhã – onde era muito o sono, uma vez que a partida foi às 7h, e bastante a animação, pois a excitação era enorme -, alunos e professores iniciaram, de mochila às costas, o seu périplo pelo Porto.
O Parque e Museu de Serralves – onde puderam conhecer a obra do artista Rui Chaffes, bem como a exposição “A Arte dos Cogumelos”, e apreciar a natureza através do TreeTop Walk – foi a primeira paragem dos visitantes, antes de se instalarem na Pousada da Juventude, onde pernoitaram. Mas este longo dia não terminou sem uma visita noturna pelo centro da cidade.
No dia seguinte, saindo da Pousada bem cedo, os nossos turistas começaram por descobrir alguns dos locais turísticos mais emblemáticos do Porto, como a Livraria Lello e o recentemente renovado Mercado do Bolhão. Em seguida, desceram até à zona da Ribeira através do Funicular dos Guindais e atravessaram, a pé, a Ponte Luís I para, já em Gaia, visitarem as Caves do Vinho do Porto. Depois de um delicioso almoço (uma francesinha para a maioria dos participantes!), esta magnífica viagem terminou com o regresso a Lisboa, repleto de gargalhadas e boa disposição.











