Skip to main content

2019-05-14 – Prof. Doutor João Costa

Decorreu no passado dia 14 de maio a última sessão do 3.º Ciclo de Conversas Sigea, com a presença do Prof. Doutor João Costa, atual Secretário de Estado da Educação e docente universitário.

Numa intervenção intitulada “Desafios locais e globais para os sistemas educativos”, o convidado colocou o enfoque da sua comunicação naqueles que considera os três grandes objetivos dos sistemas educativos e que, como tal, constituem os fundamentos das atuais políticas educativas: sucesso, inclusão e cidadania.

Com efeito, depois de clarificar que desejar que exista mais sucesso significa querer que existam mais aprendizagens e, sobretudo, aprendizagens mais relevantes, João Costa reforçou a ideia de que, cada vez mais, a escola – e, consequentemente, a aprendizagem – deve chegar a todos, independentemente das suas características pessoais, sociais ou económicas.

Antes de um período de debate, onde foram colocadas diversas questões pelo público presente, o Secretário de Estado da Educação aproveitou ainda para destacar aquele que considera um importante papel que, nos dias de hoje, a escola deve ter – ajudar a transformar a informação, a que todos os alunos têm fácil acesso, em verdadeiro conhecimento.

Terminou desta forma o 3.º Ciclo de Conversas Sigea, subordinado ao tema geral “Educar no século XXI: cruzar saberes, desvendar talentos, formar cidadãos”, ficando, desde já, prometida a continuidade desta iniciativa no próximo ano letivo.

bastudio

Author bastudio

More posts by bastudio

teste