Skip to main content

Sabias que…

By 11 de Julho, 2023Atividades

O Jardim Zoológico tem 138 anos.

Antigamente o Jardim Zoológico era apenas visitado por pessoas ricas e poderosas, pois inicialmente servia para os reis mostrarem seu poder. Atualmente, o Zoo tem três missões: investigar, educar e conservar.

O Zoo tenta assemelhar o local onde tem os animais aos seus habitats naturais e tenta que os animais vivam de um modo igual ou parecido ao da natureza, mantendo os seus hábitos e instintos.

As girafas têm 7 vértebras e com a idade as suas manchas ficam mais escuras.

As girafas lambem as rochas e troncos para obterem mais nutrientes, especialmente sais minerais.

As girafas têm a língua azul e dura para não se picarem nos espinhos das folhas da acácia-espinhosa que é o seu alimento natural. No Zoo os sacos de comida das girafas são colocados a diferentes alturas pois na natureza a altura das árvores varia também.

Os suricatas são carnívoros. No jardim zoológico os suricatas comem ratos, porque o jardim zoológico não consegue ter insetos suficientes para os alimentar.

Os suricatas bebés vivem 8 meses nos túneis que os adultos escavam, antes de sair cá para fora.

Os suricatas têm funções que desempenham no seu grupo, como vigiar, cuidar das crias, escavar e caçar, e se não as desempenharem bem são expulsos. Quando isso acontece no Zoo, o suricata que não integra no grupo é colocado noutro lugar ou enviado para outro Jardim Zoológico, pois não aguenta a tristeza de viver banido junto do seu grupo.

Os suricatas têm manchas pretas nos olhos para conseguirem olhar mais facilmente para o sol, pois eles olham muito para cima por o seu principal predador ser a águia.

Os répteis têm sangue-frio, ou seja, não conseguem regular a temperatura do seu corpo sozinhos, dependem da temperatura exterior. A isso chama-se ser poiquilotérmico

No Zoo os habitats dos répteis têm luzes vermelhas para regular a temperatura.

A pele com escamas das cobras cai para ela poder crescer, mas a carapaça da tartaruga não, cresce com ela.

As cobras têm 100 dentes. Elas têm um dente especial que serve para perfurar o ovo, ele cai depois de nascerem.

As aves têm dois tipos de penas: as de revestimento e as de voo. As penas de revestimento não deixam passar a água, para a ave não ficar ensopada e conseguir voar à chuva.

As araras fazem sons parecidos aos seus predadores, para que estes não percebam que têm ali uma presa. As araras sabem trepar usando as patas e o bico. Estas aves acasalam para toda a vida.

Nas aves o macho é sempre mais vistoso e bonito para seduzir a fêmea.

As pavoas têm uma colaboração diferente de penas do que as dos pavões machos, pois os machos têm muitas cores para conquistar as fêmeas e as fêmeas têm uma cor mais castanha para se camuflarem e protegerem os ovos.

O canguru salta 9 metros para a frente. Ele tem patas grandes, maiores do que três pés humanos, para ajudar a sua locomoção e para amortecer os saltos que dão sem se desequilibrarem.

Os cangurus nascem do tamanho de um feijão e permanecem oito meses na bolsa da mãe, de onde só saem quando já conseguem deslocar-se autonomamente.

Os rinocerontes são animais solitários, andam sozinhos e não em grupo. Por isso, no Zoo, os rinocerontes machos estão separados das fêmeas, caso contrário ficam agressivos, mas na época de acasalamento juntam-se.

O chifre do rinoceronte é de queratina, o mesmo material do nosso cabelo e unhas. Os rinocerontes têm de desgastar os chifres que continuam a crescer.

Chifres e cornos não são a mesma coisa, os chifres voltam a crescer se forem cortados, e os cornos não voltam a crescer.

Os elefantes são um dos animais mais caçados da natureza por causa dos seus dentes, chamados presas, que são feitos de marfim.

Um elefante é o maior mamífero terrestre do mundo, pesa em média 7.5 toneladas.

Os elefantes têm orelhas tão grandes para poder se refrescarem.

O camelo remove o pelo por ele mesmo, esfregando-se contra árvores, no calor. Já o pelo dos bisontes cai sozinho na época do verão.

Os bisontes vivem em grupo e têm um macho alfa que é o único que se pode se reproduzir com as fêmeas da sua manada.

Os primatas são os animais mais semelhantes a nós. Os chimpanzés e os gorilas são primatas, mas não são macacos. Se um primata não tiver “macaco” no nome não é um macaco.

Os macacos comem todo o tipo de alimentos, ou seja, são omnívoros.

Os macacos fazem expressões faciais dependendo do seu estado de espírito.

No Zoo há uma espécie de macaco que é muito territorial e, para disfarçar o cheiro dos visitantes, o Zoo tem plantas aromáticas como a alfazema à volta do seu habitat.

No Zoo, os macacos não fogem porque têm o seu habitat rodeado de água escura e eles não sabem se é muito fundo e não conseguem nadar.

As zebras têm riscas pretas e brancas para se camuflarem dos predadores e para se distinguirem uma das outras.

As listras das zebras funcionam como uma impressão digital, não há dois padrões de listras iguais.

Como as zebras andam em grupo, os predadores não conseguem diferenciar os mais fortes dos mais fracos, nem onde começa uma e acaba a outra.

Os tigres usam as listras para se camuflarem nas sombras das árvores.

Para o tigre poder se exercitar e treinar as suas habilidades, os tratadores colocam a carne em um saco de batatas que é pendurado em postes, para os ajudar a manter os instintos predadores.

Os grupos de leões vão até nove membros, em que as leoas caçam enquanto os leões cuidam das crias. As leoas não têm juba por isso são uma espécie com dimorfismo sexual.

Os coalas dormem 22 horas por dia e só comem eucalipto.

Os coalas, como os outros marsupiais nascem do tamanho e um feijão e crescem dentro da bolsa onde mamam da mãe.

O suor dos hipopótamos é vermelho para se protegerem do sol.  Atualmente há zonas onde há hipopótamos demais, são uma praga.

As fêmeas lémures-de-cauda anelada mandam no grupo. Ou seja, não há um Rei Juliano e sim uma Rainha juliana.

NÓS APRENDEMOS NA VISITA DE ESTUDO AO JARDIM ZOOLÓGICO!

5º, 6º e 8º ano de Ciências Naturais.

clsigea

Author clsigea

More posts by clsigea