“Estendal dos Direitos”

By 22 de Novembro, 2021 Atividades

O projeto do “Estendal dos Direitos” foi lançado pela câmara municipal de Cascais, juntamente com a junta de freguesia de Cascais Estoril, a todas as escolas do concelho.

O colégio D. Luísa Sigea, no Estoril, foi uma das escolas participantes, numa atividade que envolveu os alunos desde o 1ºciclo até ao 9º ano, despertando os alunos para “os direitos da criança”.

Aderimos a esta iniciativa para chamar a atenção, aqui na escola, a este cuidado pelos direitos humanos e criarmos um lugar de escuta para que os mais novos nos revelem aquilo que pensam.

Durante uma aula, os alunos refletiram sobre o tema, e criaram uma t-shirt com um coração azul e uma mensagem a partir do diálogo realizado e dentro do quadro dos direitos da criança.

Nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), e aproveitando a temática acerca da ‘Dignidade Humana’, quisemos alargar o âmbito e refletir acerca da própria Organização das Nações Unidas.

Em dezembro iremos realizar uma exposição com trabalhos realizados no âmbito dos atentados à dignidade humana, do qual se apresentará figuras que no mundo se destacaram na sua defesa.

Sendo a EMRC uma “disciplina que se preocupa com a pessoa toda”, consideramos que estas iniciativas são essenciais para ajudar a refletir e escutar os alunos. Na verdade, por vezes andamos envolvidos com outras coisas, mas é importante escutar os mais novos. A título de exemplo, muitos foram os que consideram o ‘estar em família’ como algo em risco e isso é importante que, como adultos e educadores, valorizemos, ainda mais agora num contexto pandémico. A exposição do ‘Estendal dos Direitos’ está patente no mercado da vila, em Cascais.

clsigea

Author clsigea

More posts by clsigea

teste